DISCURSO DE APRESENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DO CENTRO INDUSTRIAL

DISCURSO DE APRESENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DO CENTRO INDUSTRIAL




 

A história do Centro Industrial de Juiz de Fora  teve início em uma reunião na Associação Comercial, a praça Dr. João Penido, em 27 de Junho de 1826. Um grupo de 34 empresários, que naquele momento, acreditou em um sonho e no potencial do setor industrial como uma mola propulsora para o desenvolvimento econômico local.

 

O Centro Industrial foi fundado em 1926 por um grupo de empresários, que naquele momento, acreditou em um sonho e no potencial do setor industrial de nossa cidade como uma mola propulsora para o desenvolvimento econômico local.

 

Hoje, tenho a honra de estar à frente do Sindicato de Alimentação de Juiz de Fora e me propus a aceitar o desafio de conduzir o Centro Industrial para um patamar de EXCELÊNCIA. Consigo perceber, guardadas as devidas proporções, um pouco do sentimento dos fundadores naquela época, pois acredito que sempre existe em tudo que nos propomos a fazer, um misto de dúvida e desejo que faz parte da construção de nossa vontade.

 

Estamos aceitando este desafio, em um momento ímpar em todo o mundo por causa da COVID-19, que nos faz repensar todos os costumes, hábitos e neste caso, pensarmos um novo modelo de Centro Industrial.

 

A situação financeira do País, do Estado, do Município não é boa. Não diferente se encontra o Centro Industrial. Receitas se perderam no tempo. Por sua vez, as despesas aumentaram e o Centro Industrial já não cumpre o seu papel principal de interlocução entre empresários, sociedade e poder público.

 

Mas eu acredito que a união faz a força e que podemos RESGATAR tudo aquilo que um dia foi próspero.

 

 É com este propósito que aceitei conduzir o Centro Industrial de forma TRANSPARENTE, PARTICIPATIVA e com RESULTADOS PRÁTICOS. Sei que temos um grande desafio pela frente, para manter viva a HERANÇA, a HISTÓRIA, a TRADIÇÃO e o PROPÓSITO desta entidade.

 

Nós empresários, independentemente do tamanho de nossos empreendimentos, precisamos entender como é importante o ASSOCIATIVISMO, a TROCA DE INFORMAÇÕES, de CONHECIMENTO e de EXPERIÊNCIAS entre nós. Com isso, as dificuldades ficam menores mediante essa união e o convívio fortalece cada vez mais.

 

É por isso que eu conclamo você, que ainda não nos conhece e aqueles que já se fazem presentes no dia a dia do Centro Industrial, para que JUNTOS possamos escrever uma nova história, de um Centro Industrial PARA TODOS!

 

Um Centro Industrial bem ESTRUTURADO, com REPRESENTATIVIDADE junto aos Poderes constituídos, como CONDUTOR, ARTICULADOR, COBRADOR e PARCEIRO do município. 

 

Somos empreendedores e juntos somos mais fortes, para reivindicar nossos desejos e insatisfações institucionais qual seja o âmbito!

Precisamos ter VOZ! Precisamos ter REPRESENTATIVIDADE! Precisamos resgatar as TRADIÇÕES! Precisamos FAZER PARTE DAS DECISÕES que afetam nosso setor! Precisamos FAZER PARTE DA HISTÓRIA e não somente lê-la depois de pronta.

 

Precisamos ser a mola propulsora de transformação e temos condição para isto. Os que nos antecederam contribuíram para um papel de destaque do Centro Industrial e é chegada a hora de RESGATAR aquilo que foi oportuno.

 

Termino, agradecendo e saudando na pessoa de nosso ilustre amigo que nos deixou recentemente, LUIZ GERALDO SORANÇO, a todos os presentes e àqueles que não puderam comparecer por questões de segurança sanitária, mas se colocaram à disposição para conhecer o projeto e fazer parte desta transformação.

 

Meu MUITO OBRIGADO !!!!

 

FLÁVIA GONZAGA

Presidente